Aviso
O chá
- Detalhes
- Categoria de topo: O Amigo do Povo
- Categoria: Temas de Saúde
- Publicado em sexta, 02 dezembro 2011 16:33
- Escrito por Amicor
Beber três ou mais xícaras de chá por dia é tão bom como tomar bastante água e pode até trazer benefícios adicionais, dizem pesquisadores.
O trabalho publicado na revista European Journal of Clinical Nutrition contraria a crença de que o chá desidrata.
Os especialistas acreditam que substâncias conhecidas como flavonóides, presentes no chá, promovem a saúde. Os flavonóides são antioxidantes encontrados em vários alimentos. Eles têm a propriedade de prevenir danos às células.
Outros benefícios para a saúde encontrados pelos pesquisadores são a protecção contra a placa dentária e possivelmente contra cáries, além do fortalecimento dos ossos. “Beber chá é melhor do que beber água. A água está simplesmente repondo fluidos. O chá repõe fluidos e contém antioxidantes, portanto cumpre dois papéis”, afirmou Ruxton, uma das autoras do estudo.
Entretanto, estudos sugerem que o chá pode interferir na capacidade do organismo de absorver ferro dos alimentos, o que significa que pessoas que sofrem de anemia deveriam evitar beber chá na hora das refeições.











