Aviso
O álcool na gravidez
- Detalhes
- Categoria de topo: O Amigo do Povo
- Categoria: Temas de Saúde
- Publicado em quinta, 16 fevereiro 2012 11:33
- Escrito por Amicor
As crianças de mães que beberam álcool, mesmo em pequenas quantidades, no início da gravidez, são, em média, mais pequenas e pesam menos até aos 14 anos, em comparação com os filhos de mães abstémias, refere um estudo norte-americano.
Há muito que o Governo norte-americano vem alertando para os perigos do álcool nas mulheres grávidas e esse alerta ganhou agora maior significado com o estudo da Universidade de Pittsburgh desenvolvido pela investigadora Nancy Day.
Mesmo um ou meio copo de uma bebida alcoólica por semana produz efeitos no feto.
Filhos de mães que consomem álcool durante o primeiro trimestre de gravidez pesam logo ao nascer menos cerca de menos 1,35 quilos que as nascidas de outras mães que não beberam.
Desde 1982 que esta investigadora analisa os efeitos do álcool em 565 crianças cujas mães beberam durante o período de gravidez. Com o passar dos anos, Nancy Day estuda o progresso físico destas crianças e espera conseguir analisar o efeito do álcool em termos de desenvolvimento da inteligência.











